quarta-feira, 16 de junho de 2010

biografia

-->
Andrelino da Silva (Lino Sapo) nasceu no dia 06/01/1981, na escola Isolada Juvenal Lamartine, no distrito de cachoeira do sapo/RN. Filho do casal José Adelson da Silva e de dona Damiana Lúcia da Silva.
Foi o segundo filho do casal num total de cinco. Após seu nascimento foram morar em outras casas do lugar somando num total de doze casas e um pé de árvore por um dia. Começou seus estudos no projeto casulo, e sua primeira serie fez na mesma escola que nasceu, agora reformada e em atividade.
Aprende a ler influenciado pelos livros de cordéis que via seu pai lê. Em 1989, seu pai se separa de sua mãe deixando apenas com seus cinco filhos onde a mais velha tinha 10 anos e a mais nova estava na barriga com Dois meses. Andrelino encontra na escola uma oportunidade de fugir de sua realidade, já que a fome e tantas outras necessidades o faziam sofrer diversas formas de preconceito tanto racial como econômico.
Faz seu ginásio na escola municipal Fransciquinho Caetano em Cachoeira do Sapo, e conclui seu ensino médio na escola estadual Manoel Severiano em 1998 aos 17 anos. Considerado como vagabundo por gostar e andar com livros pra cima e para baixo foi amante da literatura no qual se apixona por personagens como dom Quixote e Policarpo Quaresma.
Como profissional trabalhou como carregador de comer de porco durante nove anos, foi carvoeiro, batedor de tijolo e arrancador de toco. Mesmo não tendo apoio fundou o PLUJET, grupo de jovens que trabalhava com o desenvolvimento social e cultural de Cachoeira do Sapo, no qual ocupava a função de diretor de eventos, colocando sua pequena Cachoeira do Sapo na mídia ao realizar a festa de comemoração dos 70 anos de Cachoeira do Sapo no ano de 1999.
No ano 2000 foi soldado do exército, onde começou a criar suas primeiras poesias. Ao terminar seu ano no exército retornar para Cachoeira do Sapo onde funda no ano 2001 o Arraiá do sapo, o primeiro grupo de quadrilha matuta a disputar em festival e a ganhar destaque no meio cultural da região conquistando seus primeiros troféus.
Criador de peças de teatro e também ator, investiu por conta própria na cultura de Cachoeira do Sapo pesquisando e escrevendo história local. No ano de 2003 veio trabalhar em natal como servente de pedreiro lugar onde se encanta com a Universidade Federal. No ano de 2005 presta seu primeiro vestibular. Passando em décimo lugar para o curso de Biblioteconomia, se tornando o primeiro cidadão Cachoeissapense a entrar na Universidade Federal, saindo do interior e estudando somente em escola pública sem nunca ter feito cursinho.
No mesmo ano passa no concurso para agente de saúde da prefeitura municipal de Riachuelo. Também começa a fazer o curso de História na Universidade potiguar UNP. Em 2006 torna-se palestrante do projeto conheça a UFRN através do residente, motivando os alunos do interior do estado através de sua história de vida.
Também leva para seu interior a idéia de que é possível chegar a universidade, e começa a da aulas solidariamente para alunos tanto de seu interior como de outros. No ano de 2007 se torna conselheiro da residência universitária CAMPUS II, durante um ano. Nesse mesmo ano escreve a fabula inês.
Em 2008 apresenta na câmara municipal proposta de um projeto de lei que para cada criança nascida no município um livro seja comprado, dedicado à criança e inserido na biblioteca pública do município. Suas poesias são trabalhadas a nível acadêmico e além de despontar o patriotismo da terra que nasceu, apresenta as situações econômica das famílias humildes do interior do estado.
Atualmente Andrelino ou Lino-sapo nome que ganhou por ser dessa terra e ter herdado do sapo a característica de ser persistente. Bacharel em biblioteconomia, licenciado em Historia pela UNP, aluno de letras da UFRN, e mestrando de Ciências Sociais pela UFRN. Tem como ícone de suas poesias coisa do sertão de antes, e o conto conhecendo os nomes das cidades do Rio Grande do Norte em um conto, alem de livros e outras tantas poesias.

3 comentários:

  1. Parabéns!
    sua historia é ex:de vida p/ quasque jovem.

    ResponderExcluir
  2. LINO, parabéns por sua nova idade, colhida ontem, em pleno DIA DE REIS. Nascer numa data dessa é mais que um prêmio, É UMA DÁDIVA!

    Li hoje seu conto "Conhecendo as Cidades do Rio Grande do Norte em um Conto", no blog Pavilhão Literário (JOsé Feldman), e fiquei deveras encantado com sua arte, com seu domínio pleno na doma das palavras e na costura deles riograndedonortemente! Parabéns!

    P.S.: 1 - Não deixe de atualizar seu blog aqui. Vou recomendá-lo no meu. 2 - tenho um romance (paralisado com mais de trezentas páginas por conta de um problema técnico num HD antigo, mas volta e meia ainda sendo escrito), cuja centelha da criação recebi enquanto estava em Pau dos Ferros, em fevereiro de 1991. Instalado em hotel de Mossoró, conheci um bocado do RN e fiquei apaixonado. abraços

    ResponderExcluir
  3. Valeu, meu sobrinho!
    Só quem é da terrinha, sabe o quanto é glorioso vê sua história contada aqui.

    ResponderExcluir